segunda-feira, 13 de outubro de 2014

QUERIDA PIPOCA: VOCÊ ME ENGORDA?

Suberbonitas da minha querida segundona,
Buenas tardes!!
Já tem um tempo que gostaria de pesquisar sobre a minha paixonite - pipoca - e peço que minhas amigas nutricionistas auxiliem nos comentários.  Acredito que a maioria das pessoas, no geral, acham que a pipoca engorda e quando vão fazer lista de alimentos saudáveis para começar uma nova dieta, eliminam a 'queridinha do cinema'. A grande questão está na sua forma de PREPARO. Seguindo boas dicas de preparo e, lógico, não exagerando na dose de ingestão, podemos só curtir os benefícios dessa maravilha!!!
Olha que MÁRA!!!
A Pipoca é uma excelente fonte de fibras e pode deixar a gente com sensação de satisfação por horas... O que pode ajudar muita gente por aí que está tentando perder peso.
Segundo o site 'mundoboaforma.com.br' a pipoca emagrece quando a gente a usa para substituir outros alimentos calóricos e, ainda, quando a preparamos sem óleo ou quando substituímos os compostos gordurosos por manteiga sem gordura ou um fio de azeite ou óleo de coco. As calorias da pipoca variam de acordo com a receita que é preparada, olhem:
  • 1 xícara de pipoca pronta simples: 31 calorias;
  • 1 xícara de pipoca feita com óleo: 55 calorias;
  • 1 xícara de pipoca feita com manteiga: 78 calorias;
  • 1 embalagem de pipocas de micro-ondas: em média 400 calorias;
  • 1 pipoca grande de cinema: cerca de 500 caloria (é uma bomba de sal e gordura saturada, êita).
Bem... para quem quer perder peso, o ideal é procurar comer menos calorias do que queima por dia. Sendo assim, mulherada, investir em alimentos com poucas gorduras e calorias é uma das melhores formas de fazer isso! Uma xícara de pipoca estourada com ar quente oferece apenas 31 calorias e cerca de 0,4 gramas de gordura, fazendo dela um lanche com pouca gordura e poucas calorias. Pipoca de microondas com sabor de manteiga, por exemplo, meninas, tem mais de calorias e gordura, sendo 42 calorias e 2,4 gramas de gordura. 
Voltando aos benefícios dessa belezura, peguei na net que de acordo com um estudo publicado no“Nutrition Journal” em 2012, descobriu-se que as pessoas ficavam mais satisfeitas e comiam menos calorias em lanches e refeições principais quando comiam pipoca como lanche do que quando comiam batatas fritas. Acho que fizeram isso mais para comprovar que a fibra ajuda na saciação (existe essa palavra?kk) delongada. No quesito emagrecimento, a pipoca tem respaldo positivo por ser um alimento saudável integral que te oferece fibras, super saciante mesmo que não tenha muitas calorias. Alimentos que tem pouca densidade calórica, ou calorias por grama – como a pipoca – são ótimos lanches em uma dieta já que você pode comer mais sem consumir muitas calorias, vivaaaaa!!!! E tem mais: teve um estudo apresentado no Encontro Científico Anual da Sociedade de Obesidade em 2010 e lá se descobriu que pessoas em uma dieta que comiam pipoca todo dia (quantidade moderada) como lanche estavam satisfeitas com o lanche e sentiam que ele os ajudava a controlar a fome.
 
Estourar um quarto de xícara de milho de pipoca dá cerca de 8 xícaras – suficiente para uma noite inteira assistindo filmes – e contém 9,6 gramas de fibras, cerca de um terço da quantidade diária recomendada. Pipocas de microondas contêm praticamente a mesma quantidade de fibras por xícara, mas aquelas que usam manteiga e óleo contêm mais gordura saturada e calorias, diminuindo os benefícios das fibras. E outra, essas de microondas tem sódio de forma exagerada! Então cuidado, hoje em dia estamos numa política de 'quanto menos sódio melhor', tipo 'no miojo'. Prefiram fazer a própria pipoca e de preferência, da forma menos gordurosa possível, ok? Substitua o sal normal por outros temperos saudáveis...eu adoro orégano, curry em pó e tals.

Porque assim...apesar da pipoca conter poucas calorias, gordura e afins, ainda podemos ganhar peso com ela se não controlarmos a quantidade ou se a cobrimos de manteiga e 'engordaits', tipo leite condensadoCada colher de sopa de manteiga que você coloca na sua pipoca adiciona 100 calorias e 11,4 gramas de gordura, Ooooh God! Aí vai tudo pelos ares, né, mulherada? kk. Evite a preparação gordurosa do seu alimento.

Bem... como se pode ver a nossa querida pipoca é um dos lanches mais saudáveis que se pode comer e polifenóis são a razão pela qual eles só fazem bem para a nossa saúde. É aí que as superbonitas também devem ficar com as orelhinhas antenadas: segundo o blog 'dieta.blog', "os polifenóis são um tipo de substância química encontrada em alimentos vegetais que ajudam a neutralizar os radicais livres", aqueles salafrários pouco desagradáveis, kkk, que danificam as células e, ainda, contribuem para o envelhecimento acelerado - Oh God!

Ainda, de acordo com o blog, a pipoca tem um dos mais altos níveis de polifenóis e tem mais antioxidantes no total do que outros alimentos. E tem mais (hihi, está acabando, hihi):
  • Auxilia na regulagem do intestino;
  • Reduz os níveis de colesterol ruim;
  • Reduz dos níveis de glicose no sangue;
  • Previne problemas cardíacos;
  • Evite, superbonitas: pipoca em sacos doce vendidas em mercearias ou supermercados porque elas vem prontas em saquinhos geralmente são coloridas e tem todos os tipos de produtos químicos e sintéticos como aromatizantes e corantesfora os conservantes;
  • Diquinha, amigas: a pipoca mais tudo é a de casa mesmo, né? No fogão! E os melhores óleos para fazer sua pipoca no fogão são manteiga sem gordura ou óleo de coco (sem exageros na hora de dosar). Após estourar o milho, polvilhe um pouco de ervas ou sal marinho ou sal light de boa qualidade e você vai realmente vai se deliciar com um delicioso e saudável lanche!

    Peguei uma ótima receitinha para nós no site a seguir, meninas: www.tuasaude.com (acessem depois, é bem bacana), tá aí...

    Receita de pipoca light no micro-ondas (vivaaaaa)

    Para preparar uma receita de pipoca light no micro-ondas que tem apenas 31 calorias e 0,4g de gordura, basta seguir a receita:
    Ingredientes
  • 4 colheres (sopa) de milho de pipoca
  • 4 colheres (sopa) de água
Modo de preparo
1) Colocar os ingredientes num recipiente que possa ser levado ao micro-ondas e cobrir com plástico filme, fazendo 4 furinhos nele com um palito. Ligar o microondas na potência média e deixar a pipoca estourar durante cerca de 1 a 2 minutos. A seguir pode temperar com uma pequena quantidade de sal light.











2) Uma outra forma de preparar a pipoca light no micro-ondas é colocar 1 xícara de milho de pipoca num saco fechado de papel, tipo papel de padaria. Fechar bem e deixar estourar no microondas durante cerca de 2 minutos, dependendo da potência do micro-ondas.
*Em ambas dessas receitas que já preparei coloquei umas ínfimas gotículas de azeite para o tempero de orégano ser absorvido melhor na pipoca.
  •  Bem...eu ainda prefiro a de fogão, kkk. Mas adorei essas opções para o microondas... E você, superbonita, como prepara a sua pipoquinha de cada dia??
 
#Partiu???
#meconvida!! kkk
Beijos no córe **S2**,
Carol

4 comentários:

  1. Carol, adorei esse post! Estava precisando dele.Como direto com meu filhão! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, xu! Brigada!!! Lindona, espero que tenha tirado proveito do post. bjokas

      Excluir
  2. Ótimo post flor, mto bakana mesmo!!...apesar q não sou mto fã de pipoca. Rss
    Só não entendi uma coisa: o q vc chama de manteiga sem gordura???
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga...minha mãe falou que manteiga tem gordura, se não num é manteiga, kkk. Mas assim, vi uma forma de preparação no "Estrelas" da Angélica. Ela disse que era tipo que sem gordura. Esquentaram a gordura e depois deixaram esfriar. Aí ficou um sebo de gordura por cima que subiu. Retiraram aquela gordura e fritaram o camarão tipo que numa manteiga mais saudável...que eles chamaram tipo que sem gordura, tendeu? Mas é ou não é, hein....??

      Excluir