terça-feira, 28 de outubro de 2014

BLOQUEADOR SOLAR X PROTETOR SOLAR...qual usar?

Superbonitas-Superprotegidas!!!

Surgiu uma duvidazinha esses dias a respeito de protetores e bloqueadores.
Perguntei para algumas amigas sobre a diferença e não conseguimos chegar a uma conclusão.
Por isso decidi compartilhar e dividir com vocês algumas informações para as duvidosas como eu, rsrs.
Resgatei algumas informações de especialista no assunto para nos esclarecer...

Existe diferença entre bloqueador solar e filtro solar?

Segundo a Drª. Dayse D'Ávila existe. Ela relata que os dois são para proteção da pele contra a radiação solar, só que eles agem na nossa pele de forma muito diferente.
Ela nos dá um bom exemplo, sem dificultar entendimentos técnicos...
Olha que bonitinho o exemplo dela:
Bem...se você quer evitar um ladrão, pode escolher dois mecanismos eficientes de proteção para sua casa, a cerca elétrica ou um cachorro Pitbull.
Cerca elétrica. Ela não permite que o ladrão entre. Você elimina o sujeito assim, sem que ele entre. A proteção não é seletiva, serve para todos: ninguém pode passar pela cerca elétrica, nem o dono da casa.
Pitbull. O ladrão chega a entrar, mas é triturado lá dento, digamos, in loco, pelo cachorro.
Mas é seletivo: ele deixa o dono e pessoas conhecidas entrar.
Para pele, funciona mais ou menos assim também quanto aos raios solares:
Bloqueador solar. É uma cerca elétrica, pois não permite que nada entre.
Ele bloqueia a ação dos raios refletindo os mesmos sobre a pele. Assim, não entra nenhum tipo de radiação pela pele. É como se você ganhasse os poderes do Edward Cullen e refletisse toda luz que bate em sua pele.
http://dradaysedavila.com/wp-content/uploads/2012/02/Filtro-f%C3%ADsico.jpg
Adóro! Saga Crepúsculo
É mesmo excelente. Mas é aquele que te deixa com a pele branca, de aspecto fantasminha. Também é mais grosso, podendo causar acne em quem tem pele mais oleosa.
Quem deve usar?
Pessoas que têm alergia aos filtros químicos, pois raramente causam problema alérgico. Crianças: todos os filtros infantis são, na verdade, bloqueadores, pois não têm agentes químicos. E pessoas que trabalham muito expostas à luz. Por exemplo, em computador, debaixo de foco cirúrgico (médicos, dentistas, enfermeiras…). Depois de laser e peeling também são muito bons porque ardem menos.
Filtro químico. É o Pitbull: destrói depois que entra. Ele deixa a radiação penetrar na pele, mas acaba com ela antes que penetre na célula e cause o dano. E é seletivo: bloqueia a luz UVA e a UVB. A luz visível, que é a emitida pelo computador, pelas lâmpadas e focos cirúrgicos são reconhecidas como “amigas” e podem entrar como o dono do cachorro. Portanto, têm proteção um pouco menor. Porém, são os mais usados, mais leves e cosmeticamente mais aceitos. A a boa notícia é que a maioria dos filtros químicos possui também filtros físicos na fórmula para aumentar a eficácia.

Segundo a Drª Dayse, o exemplo de um ótimo Bloqueador é o PHYSICAL FUSION da SkinCeuticals (nunca experimentei). E de filtro químico, o Minesol da ROC (já usei, mas minha pele não adaptou, ela pele ficou bem oleosa; mas escuto muitas que curtem). Segundo o raciocínio dela, a comparação com a historinha do pitbuul e da cerca elétrica seria assim:
                              http://dradaysedavila.com/wp-content/uploads/2012/02/Filtros.jpg
Eu, Carolzinha, amo o meu protetor solar! Como já falei, minha pele fica sequinha o dia todo com ele: o FPS50 da Renew-Avon. É em conta e curto o cheirinho. Só que ele é só filtro químico e ultimamente tenho notado que algumas sardinhas tem se reforçado em meu rosto. Curto minhas sardinhas, mas não precisam de criar filhotinhos eternos, né? rsrs. Então, como meu trabalho envolve computador direto e reto, sem intervalo, fora a luz da sala que é fluorescente e o teto é baixo, fico muito sujeito a novas sardinhas. Não sei se é o caso de mantê-lo... Pelo que entendi, essas luzes podem ser reconhecidas pelo meu Pitbuulzinho, como a dona ou dono. Um bom bloqueador já pode ser minha cerca elétrica, MEU FILTRO FÍSICO, TIPO ESPELHO QUE REFLETE TODA RADIAÇÃO, e as sardinhas nem chegam a se enamorar pra ter filhotinhos! Eeeh! Estou pensando seriamente em consultar o meu dermatologista e verificar com ele a troca por um bom bloqueador.  Tenho pensado seriamente sobre o Episol com tonalidade. Além de bloquear já tonaliza (super bem). Já testei e ameeeei! Sequinho! Tô quaaase comprando... Só vou consultar o meu dermato.
Quem sabe??? Adorei o efeito ao testar! Se comprar falo...  Foto: Google

Vamos ver... vou dando notícias!hihi

2h após a postagem dessa resenha...rsrs

Mas assim... só pra título de informação. Fui na Araújo e perguntei sobre a diferença sobre protetor e bloqueador. Falaram que não há. Tanto que mais pra frente o rótulo dos produtos virá somente com o termo Protetor escrito. 

Ainda, perguntei para minha linda amiga e médica, especializando em dermato, Laila Sato, sobre a tal diferença. Ela falou que quase que não há diferença mesmo, pois ambos são bloqueadores. Falou que temos que buscar é se há a proteção UVA e UVB no produto a ser adquirido... sugeriu o Episol Mit e o La Toche Couvrant. Além do Minesol OilControl (já testei e minha pele ficou bem oleosa) que ela usa fps70 junto com o protetor em pó da Adcos (tenho ouvido falar bastante dessa marca, viu). Ah...ela falou também que quanto maior o fator de proteção mais oleoso é o protetor. Só que se você comprar um de proteção 30, por exemplo, precisa reaplicar mais vezes. Fora que os que vem com tonalidade tipo base também são mais oleosos... 
Bem... vou pensar e ver o que faço... achonque vou na loja da Adcos testar um bom protetor antes de comprar direto o Episol que tava querendo. Só pra desencargo mesmo... aí vejo se vou pra Episol ou Adcos... dúvida cruel...hihi.
Ok meninas?

Entonces é isso!


Crédito informações: Drª. Laila Sato e Dayse D'Ávila 


Beijos no Córe,
Carol

4 comentários:

  1. Agora entendi o que o Cullen faz aí...kkk

    I.PENNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaahhh...que bonitinho...leu o post todo. Hihi

      Excluir
  2. Bakana flor...o minesol me deixava como fantasminha...kkk...e a pele oleosa mesmo...testei espectra ban mas não curti...as cores de base não se adequaram ao meu tom de pele e ele tb deixava a pele um pouco oleosa...testei o episol outro dia realmente deixa sequinho, a cor da base se adequou ao meu tom de pele mas acho q não largo meu amado Anthelios AC fps 40 cor de base e toque seco! É mara, inclusive para fazer makes...uso no lugar do primer muitas vezes. Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, amiga! Quando testei o Episol também achei bem sequinho! Delícia de usar! Já testei o Anthelios, minha pele ficou oleosa. Mas se a sua se adequou, continua mesmo com ele, porque é um dos mais bem falados no mercado!!! Amuuu

      Excluir