segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A FELICIDADE EM SUAS MÃOS: 'INTELIGÊNCIA EMOCIONAL'

Superbonita que é superbonita é, antes de tudo, uma mulher emocionalmente inteligente !!!


A Inteligência Emocional (IE) é um conceito bastante abordado hoje em dia. Mas independente das novelas e gurus contemporâneos que abordam esse tema, havia estudado em minha formação Psicológica o tema. Me apaixonei! Utilizo-o em minha vida e na época que trabalhei com consultório, foi um sucesso no tratamento para o resultado dos pacientes.

Para nós a IE será o nosso prímer, nosso rímel, nossa batom...nosso recurso CHAVE de beleza!

Não entrarei em detalhes para não viajarmos demais em psicologia, hihi.
Mas quero deixar um toquezinho para as minhas Superbonitas, do quanto que a saúde emocional é transparente e nos faz aparentar de 10 anos mais nova a 10 anos mais velha!
Quer rejuvenescer e ficar linda, linda? Além dos recursos materiais que podemos utilizar, seja inteligente emocionalmente e faça seu olho brilhar para o mundo!!!

COMO SER MAIS INTELIGENTE COM AS MINHAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO DIA A DIA????

Parece ser fácil, mas não é...
Parece ser difícil, mas também não é...
rsrsrs, ajudei?! 

Em miúdos...bem coloquial, ok?
  • Para alcançarmos IE, temos que aprender a:
IDENTIFICAR OS PENSAMENTOS...O QUE ESTÁ PASSANDO NA SUA CABEÇA?
Pensamento pode ser uma frase, uma música, uma imagem, uma lembrança...

  • Para alcançarmos IE, temos que aprender a ser mais:  
TOLERANTES, FLEXÍVEIS, RACIONAIS E MAIS ALTERNATIVOS diante desses pesamentos! '4ingredientes'

Entendo que para muitas pessoas é difícil buscar e usar esses ingredientes em seus pensamentos no dia a dia. Mas refletir antes de pensar é essencial! Agir por impulso, nada mais é que não refletir em cima de algum pensamento... o que pode nos levar a fazer algo ruim. Não é tão simples, mas vou resumir em palavras coloquiais:

PENSAMENTOS NEGATIVOS  
levam a 
COMPORTAMENTOS,EMOÇÕES E SENSAÇÕES NEGATIVAS  

E

PENSAMENTOS POSITIVOS
levam a 
COMPORTAMENTOS,EMOÇÕES E SENSAÇÕES POSITIVAS 


E vice-versa,viu? Mas para entenderem melhor vamos só nessa direção exposta acima.
Pensa...se você conseguir utilizar-se dos 4ingredientes básicos em seus pensamentos, evitando que pensamentos de intolerância, inflexibilidade, irracionais e rígidos prevaleçam, você evitará de estar (digo estar para termos noção de mutabilidade) uma pessoa ranzinza, que não perdoa, brava demais, autoestima baixa demais, pessoa descrente em seu potencial, pessoa que não aceita alternativas, que não escuta ou que escuta demais, que é a deusa da razão, que ninguém aguenta, ninguém quer dividir as coisas com você com medo de ser julgado ou que escuta demais e tem medo de ser julgado pelas pessoas, entre outros... Extremos dilaceram o emocional e devem ser banidos! 8ou80 nãããão,ok??!!!
Meninas, moda que é moda é ficar bem com as pessoas, aproveitar o ar que Deus te deu para respirar e ser feliz com o que você tem! Aproveitar o que se pode no equilíbrio!
 Lógico, almejando...sonhando...buscando...não que dizer que está tudo lindo e você pode estagnar. Não é isso, usar os 4ingredientes só dá liga na massa de bolo se for usado de forma funcional, aí sim traz crescimento! Do jeito certo, na hora certa e na intensidade certa!

Por isso, sabendo usar a sua inteligência emocional da forma certa, você consegue barrar e afugentar seus pensamentos ruins de "isso tem que ser do meu jeito", "nunca posso errar", "sou incompetente", "não consigo", "ninguém gosta de mim", "eu tenho que ser o centro a todo momento","sou a mais feia de todas"...
Vamos combater maus pensamentos com boas cognições, como: "nem tudo tem que ser do meu jeito", "eu posso, eu consigo", "sim, existem muitas pessoas que gostam de mim", "tenho potencial", "farei da melhor forma, mas se não der certo...errar é humano!"... ou simplesmente se pergunte: "tenho que ser sempre o centro?", "existem outras opções de jeito a não ser o meu?"...entre outros questionamentos.
Se dando essa oportunidade de desbancar pensamentos disfuncionais, você atinge automaticamente o seu nível de comportamento, emoção e sensações físicas de forma positiva! 
Evitando maus pensamentos e combatendo eles no dia a dia, você estará contribuindo para sua inteligência emocional tratar a sua beleza interna e trazer à tona a verdadeira superbonita dentro de você!!!
VOCÊ PODE!

SEU MAIOR INVESTIMENTO É NA SUA EMOÇÃO...
SEJA LIVRE E FELIZ!!! 
ASSIM VOCÊ ATRAI AS PESSOAS, MAIS SAÚDE E MAIS FELICIDADE PARA PERTO!
VOCÊ VIVE MAIS E EVITA INÚMERAS DOENÇAS DE BASE EMOCIONAL!!!
PERDOE, AME, SEJA FRATERNA, DEIXE PARA TRÁS COISAS PASSADAS QUE NÃO VALERAM A PENA! RETOME O QUE VALE A PENA! 
FAÇA O SEU HOJE VALER A PENA SENDO MAIS FLEXÍVEL, TOLERANTE, RACIONAL (NÃO CRIE MONSTROS/PARAÍSOS QUE NÃO EXISTEM) E SEJA MENOS ABSOLUTISTA. 
E FAÇA CADA DIA VALER A PENA PARA VOCÊ, PARA QUEM CONVIVE COM VOCÊ E PARA O MUNDO!

Beijos no Córe,
Carol


ps.: minha referência, kkk - formação em Psicologia e pós-grad., a vida, meus amigos da clínica do Dr José Mauro e minha bíblia em Terapia Cognitivo-Comportamental da Judith Beck - "Terapia Cognitiva".











5 comentários: