Superbonitas,
|
Foto: Goolge |
Depois que casei tive um ganho de peso considerável. Passei de 54kg para 57kg. Mas, independente do casório, percebi que depois dos 25anos o meu metabolismo já deu uma desacelerada...
3kg podem não parecer 'grandes coisas'. Porém, a barriguinha e os pneus dobradiços começam a ficar saltitantes. Fora que não estava cabendo em algumas roupitchas. Ah...tá bom...vou me entregar...meu irmão estava me chamando de 'pançuda', kkk, vê se pode, kkk!
|
Foto: Google |
A minha dieta não me privou demasiadamente. Emagreci feliz da vida! Lógico que a gente fecha um pouco a boca para certos alimentos, né, meninas. Pelo menos tentamos evitar. Amigas nutricionistas, por favor, dêem um toque caso eu esteja errada em algo, ok?
Mas basicamente o que fiz foi:
1) Diminuir bastante no Arroz:
Antes comia exageradamente esse carboidrato. E o olho grande de fome fazia eu colocar arroz na metade do prato. Aí depois vinha o resto. No final de tudo, comia o arroz para não desperdiçar. Hoje, é um dos últimos itens que coloco no prato. Façam essa inversão. Vão com o olho grande de fominha primeiro na salada, nos legumes, aí o prato já vai ficando sem espaço... aí a noção para colocar o arroz já é bem menos voraz.
2) Evitar pães, massas, pratos que contenham farinha branca e batata:
Sem comentar que carboidratos como esses possuem alto índice glicêmico. Engordam, são quebrados mais rápidos no organismo e você logo logo tem fome de novo. Aaaai, mas são bons, né?
3) Evitar frituras:
Até os óleos vegetais de boa qualidade se transforma em gordura ruim quando aquecidos. Fora que óleo reutilizado se transforma em "gordura transaturada, a famosa gordura
trans,
que está diretamente relacionadas às doenças cardiovasculares. Em casa,
jamais reutilize o óleo da fritura para outros alimentos" (Fonte:Globo Esporte).
|
Achei no Google essa foto...achei bem ilustrativa. |
4) Procurar não comer muito após as 20h:
Evitar de comer muito e, ainda, evitar de comer coisas pesadas. Após esse horário o nosso metabolismo já desacelerou bastante.
Mamãe só faz delícias e vira e mexe temos tortas e pudins deliciosos nos restaurantes ou casa de parente. Temos que saber evitar e criar uma rotina para ingerir menos doce possível.
6) Valorizar na dieta peixes e aves:
Preparar bem um prato com peixes e aves só potencializa suas qualidades. São de baixo nível glicêmico e sem glúten.
7) Valorizar na dieta Ovos e Legumes:
Ricos em proteínas, fáceis de preparar e com poucas calorias, nos ajudam a ganhar músculos e fortalecer o organismo com vitaminas e minerais essenciais. Preparo também é essencial. Não vai adiantar em nada se usar uma gama de óleo ao preparar esses alimentos.
8) Introduzi lentilha e valorizei o feijão preto:
São gostosos e com baixo índice glicêmico.
A lentilha, por exemplo, é leve, gostosa e tem poucas calorias. Graças a suas fibras e seus carboidratos complexos, ajuda a manter o nível de energia, atuando ainda no controle da fome.
9) Dar mais atenção para os alimentos que enfatizem "sem glúten":
São um pouco caros mesmo, mas vão te auxiliar na dieta, uma vez que a maior parte dos alimentos que contém glúten são calóricos.
10) Ter um bom shake diet em casa:
Sei lá, quando eu não fiz janta, por exemplo, e quero comer algo e vejo que tenho coisas mais para fritura ou carnes processadas em casa, dou atenção pra fazer um shake sem açucar e sem glúten com leite integral. Delícia e sacia.
De preferência a mais geladinha. Beber bastante água dá noção de saciedade, porque mantém o estômago meio que cheio, aí diminui o apetite. Ah, também, tomo 2 copos de água logo ao acordar, levo um copão de 600ml para o trabalho e abasteço 2x. Quando chego em casa tomo mais e mais água. Nada de exageros também, hihi. Acho que tomo no máximo uns 4litros/dia. Meninas...eu não era assim antes não...estou assim após uma desidratação feia e agora virou rotina.
ÁGUA É TUDO!
#drinkágua
#loveágua
12) Atividade aeróbica:
Bora queimar calorias? Por enquanto estou correndo na lagoa da Pampulha, mas logo voltarei também para o Pilates. Atividade que tive que deixar após casar. A distância para ir ao stúdio ficou loooonga. Mas acho que achei uma excelente profissional aqui na região. E lá já tem esteira e elíptico lá também! Vamos ver...
13) Pensar Magro:
Vamos, emagreça os seus pensamentos! Isso é essencial para delongar todas as dicas aqui expostas. Se você controlar seus pensamentos, consegue controlar o ato de comer desnecessariamente, por exemplo. Consegue saciar a sua necessidade física com uma opção de água ou suco natural ao invés de um refri. Temos que aprender a resistir a alimentos tentadores (não é surreal você negar a uma tentação, amigas, não morreremos por isso), temos que aprender a dizer "não, obrigada" a ofertas insistentes de comidas engordaits, sem se sentir com vergonha por isso.Temos que impedir a alimentação emocional e superar qualquer desculpa para comer exageradamente. Superbonitas, controlando as tentações na cabeça, depois se torna rotina. No início é difícil, mas vocês conseguem!
14) Use um prato menor pra dar uma noção psicológica de prato cheio:
É mais mesmo um outro aspecto psicológico, mas que ajuda bastante na educação alimentar.
15) Mastigue bastante:
"Durante o processo de mastigação, o corpo vai recebendo
avisos e se preparando quimicamente para a assimilação dos nutrientes,
até o momento que dá sinais de apetite saciado. Assim, a mastigação pode
ser considerada um excelente medidor para a quantidade adequada de
alimentos a se ingerir.
Nosso organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que
está saciado. Se os alimentos não forem bem triturados e chegarem
pedaços grandes ao estômago, o trabalho deste órgão aumenta. O resultado
é uma digestão inadequada, azia, fermentações e gases". (Fonte: "einstein.br/blog")
16) Biscoitinho de linha integral com maionese light:
Bom como um 'leve' na hora da fome. Biscoito integral é fonte de fibra e tem reduzida gordura saturada. Curto passar algo no biscoito pra não descer seco, aí prefiro a maionese porque é pouco calórica! Adoro!
17) Rotina:
Meio de semana seguro a onda com a dieta. No final de semana dou uma folguinha de leve. Nada de abrir demais a porteira para os alimentos que decidi evitar. Com o tempo, não vai ser mais algo impossível de você evitar. O segredo é rotina.
18) By by Refrigerantes e preparos açucarados:
Hoje evito ao máximo refrigerante. Não quer dizer que cortei 100%, mas que tirei 98%, sim!
"Mesmo em versões diet, é fácil elencar cinco motivos para tirá-lo da dieta.
1) Um dos componentes dos refrigerantes tipo cola é o ácido fosfórico
ou fósforo, que elimina o cálcio dos ossos, deixando-os mais fracos.
Isso leva a um maior o risco de osteoporose, principalmente em mulheres.
2) O consumo em excesso de bebidas adoçadas leva à obesidade
que, por sua vez, aumenta os riscos de outras doenças, como diabetes,
câncer e problemas cardíacos. No caso dos refrigerantes o agravante é
que são calorias vazias, sem valor nutricional.
3) O organismo gasta nutrientes
para conseguir eliminar a ingestão da química presente no refrigerante
do corpo, sendo a versão diet ainda pior pela grande quantidade de
adoçante artificial.
4) Quando consumido junto às refeições, o refrigerante dificulta a absorção de fósforo, ferro e cálcio contidos nos alimentos.
5) Todos os refrigerantes, diet ou normais, possuem grande concentração de sódio, que pode provocar um aumento da pressão arterial" (Fonte: Globo Esporte).
Resultado... passei dos 57kg para 53kg saudavelmente. Nada rápido demais... um processo que levou 2 meses de dieta. Acho que um tempo funcional, considerando 4kg. Me sinto mais esbelta e com roupinhas entrando facilmente...abafa que nos 57kg rasguei uma calça...nó, kkk!
|
Feliz após corridinha na Lagoa da Pampulha! Tipo que tô suada...kkk |
Estou super satisfeita! E outra... não é algo momentâneo, já virou rotina esses 18 passos, meninas. No way voltar para sedentarismo e vida de hambúrguer, frituras e cachorro-quente que eu estava sem fim! E o mára, é que coloquei uma boa alimentação para o meu maridinho também. Montei esses 18 passos baseando na minha experiência. Pode ser que não coloquei tudo, porque talvez não me lembrei, mas tentei sintetizar bastante aqui, hihi. Ah...mudei o tempero do papá... tenho colocado bem menos sal e investido no alho, cebola, orégano, ervas e manjericão (tenho um vasinho em casa,hihi). Ah, kkkkk, outra dica, gente! Escovem os dentes assim que papar, isso diminui o impulso para continuar a comer e comer compulsivamente. Os dentinhos limpinhos te desanima um pouco pra voltar a comer. Pelo menos ajuda muito, babys!
É isso, flores do meu jardim!
No derrota! Yes atitude!
Beijos no córe,
Carol